domingo, 18 de março de 2012

1ª etapa - Sul Paulista de Motocross - São Miguel Arcanjo - SP



Mais de 170 pilotos prestigiaram o evento no interior paulista
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia




A cidade de São Miguel Arcanjo foi o palco da abertura do Campeonato Sul Paulista de Motocross no último final de semana. E, pelo que se viu, a competição promete ser a mais disputada de todos os anos. Mais de 170 pilotos participaram da etapa, o que resultou em gate cheio em praticamente todas as categorias.

Em relação ao ano passado, esta temporada conta com duas categorias a menos, a MXN1 (para motos nacionais a partir de 250cc) e a MX6 (voltada para pilotos novos) não fazem mais parte do cronograma. Isso fez com que a programação fosse mais ágil. Porém, o tempo de cada bateria aumentou e junto ao sol forte, estes foram os maiores inimigos dos pilotos.

O destaque ficou para o jovem piloto Wilgner ‘Guigão’ Francisco, que venceu duas categorias de motos importadas, a MX2 e a MX Gold. Nas motos nacionais, Rodrigo Guedes foi o primeiro colocado na MXN2 e MXN Gold. No total 13 classes foram disputadas.Uma novidade este ano é que em todas as etapas serão mudadas as ordens de largadas.
Nesta fase, quem largou primeiro foram os competidores da MX1. Com 34 pilotos alinhados, quem levou a melhor após cair o gate foi Andreo ‘Urso’, que largou na frente e segurou a fila, comandada por João Vitor Cardeli e Luis Saron. Disposto a decidir a prova logo no começo, Saron partiu com tudo pra cima de Cardeli e assumiu a segunda posição ainda nas primeiras voltas. Aproveitando bem os retardatários na metade da corrida, Saron conseguiu superar Urso e assumiu a ponta para vencer a disputa. Andreo ‘Urso’ ficou em segundo e João Vitor Cardeli, mesmo pressionando, não achou espaço para assumir a segunda posição e ficou em terceiro. Fabrício Schincariol subiu três colocações em relação à largada e terminou em quarto, com Darci Onagato completando o pódio em quinto.

Depois veio a MX2. Trinta pilotos alinharam e quando caiu o gate, Wilgner Francisco assumiu a liderança. Guigão pulou na ponta e ditou o ritmo de prova, com a vitória de ponta a ponta. Daniel Caputo, campeão do ano passado, ficou com o segundo lugar. As cinco primeiras posições foram definidas logo no começo da prova, com Gustavo Oliveira ficando em terceiro, Zé Carlos em quarto e Ramon Barros em quinto,Pedro Delaroli Neto em setimo,André Banana Mota foi nono.A MX3 contou com o gate cheio e novamente Andreo ‘Urso’ largou bem e assumiu a ponta no começo da prova, mas uma queda na metade da bateria fez com que ele abandonasse a prova e o dia de competição. Com isso, quem assumiu a liderança foi João Vitor Cardeli, tendo Rodrigues Guedes pressionando logo atrás. Não demorou muito para Guedes ultrapassar e abrir uma pequena, mas confiável vantagem em relação à Cardeli e assim, vencer a categoria. João Vitor ficou em segundo. João Batista Oliveira terminou com a terceira posição, após ultrapassar Alessandro ‘Candango’ Jordão. Lincoln 'Pikachu' manteve um bom ritmo de corrida e conquistou a quinta colocação,André Banana Mota foi nono.

Dayan Mori largou na frente da MX4, mas ele não resisitiu bem ao calor forte perdeu ritmo e terminou na quinta colocação. Assim, quem assumiu a ponta foi Reinaldo ‘Piu’ Pinheiro, que não perdeu a oportunidade de vencer a prova. Luciano Panhozi ficou em segundo. Leandro ‘Nandão’ Silva fez uma bela corrida e terminou em terceiro. Aristeu ‘Chaveirinho´ teve que lutar muito para completar em quarto à frente de Dayan,marcos Ferrari ficou com a nona posição .Valdir Bonoto e Júlio Maimone foram os protagonistas de uma bela disputa pela liderança da MX5. Maimone largou na frente e Bonoto alcançou a liderança ainda nas primeiras voltas. Mesmo insistindo muito, Maimone não conseguiu recuperar a posição e teve que se contentar com o segundo lugar. Marcos Loureiro teve uma corrida tranquila na terceira colocação. Tokioshi Nakahara ficou em quarto, com Benedito Oliveira em quinto, bem próximo.

A categoria Intermediária contou com um grande número de participantes . Jhonatas ‘Jhoi’ Reis largou na frente do pelotão e administrou bem a liderança até o final da prova. José Ângelo Pinto ficou em segundo, ainda nas primeiras voltas, após superar Rômulo Rodrigues. Rodrigo Domingues ficou com a quarta colocação e Gaetano Neto completou o pódio,Ivan Ferrari foi decimo primeiro.As motos nacionais entraram na pista para a disputa da MXN2, com Tales Calazans imprimindo um bom ritmo de prova na ponta do pelotão. Rodrigo Guimarães ocupava a segunda posição e antes da metade da prova foi ultrapassado pelo baiano Rodrigo Moraes. Moraes bem que tentou se aproximar de Calazans, mas o ponteiro manteve a concentração e conseguiu ficar firme na frente. Rodrigo Guimarães acabou tranquilo na terceira colocação. Marcelo Moraes finalizou em quarto e Emerson ‘Paraíba’ Leonor fez uma corrida de recuperação completada em quinto,Antonio Carlos Oliveira foi decimo primeiro,Anderson Marcondes decimo quarto,Sidnei Oliveira decimo quinto e Julio Cesar Pereira decimo setimo.

Nivaldo Proença largou na frente da categoria Júnior, porém, ainda no começo da prova, foi ultrapassado por Rodolpho Isart e, mesmo assim, não desistiu e chegou a pressionar o líder em várias ocasiões para retomar a ponta. Muito concentrado, Rodolpho conseguiu um bom ritmo de prova e venceu a categoria. Nivaldo ficou em segundo. Geovani Romanha fez uma bela corrida de recuperação, após ficar preso no gate e terminou em terceiro. Monique Camargo vinha bem na prova, até sofrer uma queda e, mesmo assim, conseguiu o quarto posto. Raul Salmazo completou o pódio em quinto.Rafael Araújo largou bem e assumiu a ponta da 65cc. Com um bom ritmo de corrida, ele foi abrindo dos demais pilotos e não teve muitas dificuldades durante a prova, vencendo de ponta a ponta. Camila Bueno andou bem e terminou a prova em segundo. Estreando na categoria, Leonardo ‘Léo’ Souza ficou em terceiro, após ultrapassar Marcos Moretto. Matheus Meira completou o pódio. Na Mini Moto a vitória foi de Felipe Rodrigues, seguido por Felipe Sarubo e João Tozzo.

Lucas Santos teve que suar muito a camisa para vencer a MXN3. Apesar de largar na frente, Lucas teve a companhia de Felipe Moraes em boa parte da prova, pressionando até sua queda na metade da prova. Depois, na parte final, foi a vez de Rodrigo Silveira pressionar o ponteiro. Mas, Lucas conseguiu ficar à frente e vencer a prova. Rodrigo ficou em segundo. Mesmo após a queda, Felipe Moraes conseguiu se recuperar e terminou em terceiro. Elvis Pires chegou em quarto e Nélio Fernandes conseguiu, no finalzinho, conquistar a quinta colocação,Lucas Oliveira foi decimo segundo.
Rodrigo Guedes largou muito bem na MXN GOLD, principal categoria para motos nacionais. Guedinho não chegou a sofrer pressão do segundo colocado Rodrigo Moraes, então, andou tranquilo na ponta até o final. Moraes tentou se aproximar do ponteiro, mas sem sucesso teve que se contentar com a segunda posição. Rodrigo Guimarães teve uma prova tranquila na terceira colocação, com uma pequena, mas confortável vantagem em relação ao quarto colocado, Emerson ‘Paraíba’ Leonor. Em quinto ficou Felipe Paiva, que conquistou a posição ainda no começo da prova.

A MX Gold fechou o dia de competição com grandes disputas pelas primeiras posições e, repetindo várias categorias, com o gate cheio. Wilgner ‘Guigão’ largou na frente e impôs um ritmo forte. O resultado foi que o piloto foi abrindo dos demais volta a volta. Netinho Araújo, que na parte da manhã havia competido na abertura da Superliga Brasil de Motocross em Indaiatuba (SP), ficou em segundo, após largar na sétima posição. Uma briga interessante ficou pela disputa da quarta colocação, envolvendo três pilotos. Rodrigo Guedes assumiu o posto, após ultrapassar João Vitor Cardeli e trouxe com ele Luís Saron. Mas o sol forte fez com que o cansaço vencesse Saron, que foi perdendo o ritmo de prova e terminou em quinto, após nova disputa na qual acabou ultrapassado por João Vitor,Daniel Caputo foi sexto.

Após o sucesso da prova que inaugurou a temporada 2012 da FMESP, a entidade espera repetir o desempenho na abertura do Campeonato Paulista de Todo Terreno, que acontecerá em Guareí no próximo dia 18.
O Campeonato Sul Paulista de Motocross tem a realização do Vitória Moto Clube e Cross Sport e supervisão da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo). Para informações sobre provas e classificação, acesse o site oficial da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário