sexta-feira, 23 de março de 2012

1ª etapa - Campeonato Paulista de Todo Terreno FMESP - Guareí - SP


Netynho Araújo é destaque da abertura da competição com vitórias na MX Gold e na MX2
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia / Débora Garcia


A pequena cidade de Guareí recebeu no último final de semana a abertura da temporada 2012 do Campeonato Paulista de Todo Terreno. Supervisionada pela Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo (FMESP), a competição que mescla modalidades do motociclismo off-road em uma única corrida contou com um excelente número de participantes na sua primeira rodada deste ano. O forte calor não afastou o público que compareceu em bom número ao evento.
Por ser uma pista relativamente curta para os padrões do Todo Terreno, a organização achou mais seguro reduzir o tempo de cada bateria desta primeira etapa para 20 minutos para as motos nacionais e importadas e para dez minutos para as classes menores. Este ano, nas outras etapas, o tempo de prova será de 30 minutos para motos importadas e 25 para motos nacionais.
As categorias MX3 e MX4 foram as primeiras a acelerar no percurso de Guareí. Alessandro ‘Kandango’ saiu na frente, mas foi muito pressionado por Sandro Silva e Eduardo Balan. Pela MX4, Eduardo ‘Canguru’ Tanimoto assumiu a frente ainda no começo da prova. Mantendo um ritmo forte, Tanimoto foi se aproximando dos líderes da MX3, que haviam largado um minuto antes. Enquanto isso na MX3, Balan forçava Kandango pela liderança. Tanimoto entrou na briga pela melhor posição geral da prova, primeiro passando por Balan e, mais tarde, depois da metade da prova, assumindo a ponta com uma ultrapassagem sobre Kandango. Aproveitando o embalo, Balan assumiu a frente do pelotão da MX3 e garantiu a vitória, com Alessandro ‘Kandango’ em segundo e Sandro Silva na terceira posição. Edson Costa, o Tatu, fechou a prova em quarto e José ‘Alemão’ em quinto,Gaetano Bresciane Neto foi setimo.
Pela MX4, Eduardo ‘Canguru’ venceu. Hermínio ‘Maninho’ Oliveira ficou em segundo, bem atrás. Dayan Mori largou na terceira posição e manteve o posto até o final, mesmo tendo Guilherme Gragnolatti bem próximo no quarto lugar. Nandão Silva manteve um bom ritmo de prova e terminou em quinto.
A MX5 e a Júnior largaram na sequência. A disputa na Júnior foi uma das mais emocionantes do evento. Gustavo Costa e Geovani Silva lutaram em boa parte do tempo pela liderança da categoria. Gustavo liderava, mas foi muito pressionado pelo rival. No finalzinho, ao tentar superar o líder, Geovani caiu deixando a vida de Gustavo mais fácil, que seguiu firme para vencer. Apesar do erro Geovani ainda ficou em segundo. As demais posições da categoria foram definidas ainda no começo da prova. Ivan Meira ficou em terceiro e Rodney Oliveira em quarto. Na MX5, Francisco Mora liderou a categoria de ponta a ponta. A disputa ficou pela segunda posição e Gilmar Holtz foi o piloto que se destacou, terminando no posto após ultrapassar Hudson Góes antes da metade da prova. Túlio Jacob foi o quarto colocado.
As motos nacionais foram à pista com a categoria MXN2 e 2012 começou da mesma forma que terminou 2011, com o domínio de Tales Calazans. O piloto de Itapetininga demonstrou que é um sério candidato a ser o homem a ser batido nesta classe da modalidade neste ano. Largando na frente, Calazans não deixou ninguém incomodar sua liderança e abriu uma enorme vantagem em relação aos demais pilotos. Anderson Marcondes largou na segunda posição, mas foi ultrapassado por Emerson ‘Paraíba’ Leonor ainda nas primeiras voltas. Mesmo se esforçando muito, Paraíba não conseguiu diminuir a vantagem de Tales. Anderson ficou em terceiro. Deto Campos conseguiu manter a quarta colocação e Rodrigo Nunes ficou em quinto,Sidnei Oliveira Silva foi oitavo.
Na 65cc, João Pedro Assunção andou o tempo todo na frente da categoria, mas, nas duas ultimas voltas Matheus Domingos chegou ao líder e pressionou até o final, no entanto, não conseguiu seu objetivo. Luiz Guilherme Martins chegou a ocupar a segunda posição no começo da prova, mas terminou em terceiro seguido por Rafael Opalenski. Camila Bueno fez as honras femininas na quinta posição.
Na 50cc, Filipe Sarubo largou na frente e foi ultrapassado na metade da prova por João Pedro Vitorino, que não teve sorte e ainda na mesma volta caiu, deixando a liderança. Felipe Sarubo aproveitou e não perdeu a oportunidade de vencer. João Pedro, mesmo com a queda, ficou em segundo. As demais posições se mantiveram conforme a largada. João Pedro Tozzo ficou em terceiro, Pedro Lucas em quarto e João Vitor Bueno em quinto.
Após a manutenção da pista, as categorias MX1 e MX2 fizeram uma bela disputa. Na MX1, Eduardo Balan repetiu o bom desempenho que tinha conquistado na MX3 e venceu novamente. Com o abandono de João Vitor Cardeli, o caminho ficou livre para Reinaldo ‘Piu’ Pinheiro assumir a segunda posição e fazer uma corrida tranquila. Piu trouxe com ele Hermínio ‘Maninho’ Oliveira, que terminou em terceiro. Heitor ‘China Freitas e Sandro Silva completaram na sequência,Marcos Ferrari foi nono.
A categoria MX2 não teve surpresas. Netynho Araújo largou bem e dominou a bateria. Heriko Gonçalves andou forte para terminar na segunda posição. Giovanny Camargo travou uma luta por melhores colocações na prova e alcançou o terceiro lugar. Gaetano Neto andou forte e foi conquistando posições até terminar em quarto. Guilhermo Gragnolatti completou o pódio.
A MXN3 reuniu pilotos que estão começando a andar com motos nacionais. Adriano Canderi largou bem e assumiu a ponta, mas foi muito pressionado por Kaiann Pedroso até que na metade final perdeu a posição para o concorrente, que venceu a prova. Canderi ficou em segundo. Fábio Barros subiu uma posição em relação à largada e ficou em terceiro. Júlio Cunha teve que lutar muito para ficar em quarto, com César Raimundo fazendo uma ótima corrida de recuperação terminando logo atrás,Lucas Oliveira foi decimo.
A MXN Gold foi a principal categoria para motos nacionais e, de novo, Tales Calazans largando na frente só teve que sustentar a posição no começo da prova com as investidas de João Vitor Cardeli. Porém, antes da metade da prova, Calazanas já havia abrido uma boa vantagem que só foi aumentando no decorrer da corrida. Giovanny Camargo não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e teve que se contentar com a terceira posição. Emerson ‘Paraíba’ Leonor fez uma corrida de recuperação, após uma péssima largada e conquistou a quarta posição no finalzinho da prova, deixando Sidnei Oliveira em quinto. Por sinal, Sidnei é um exemplo dentro da modalidade. O piloto de Tatuí é deficiente auditivo e isso não o impede de competir em provas da FMESP, Anderson Marcondes foi oitavo.
A MX Gold fechou o dia de competição. A principal categoria para motos importadas mostrou o domínio de Netynho Araújo, que horas antes tinha vencido com sobra a MX2. Netynho abriu uma excelente vantagem em relação ao segundo colocado João Vitor Cardeli, que teve que se segurar na posição das investidas de Pedro Tavernaro no início e de Heriko Gonçalves na metade final. Pedro Tavernaro ficou com a quarta colocação e Hermínio ‘Maninho’ Oliveira completou o pódio em quinto.
Na ocasião, o presidente da FMESP, João Cardeli, informou a renovação de patrocínio da Pro Tork com a entidade, o que resultará num incentivo na inscrição para os pilotos que usarem equipamento completo da marca. "Foi com grande satisfação que renovamos o patrocínio com a Pro Tork. Isso mostra que a marca cada vez mais deposita confiança na entidade", ressaltou Cardeli. O acordo entra em vigor a partir do próximo evento supervisionado pela FMESP, que será no próximo final de semana em Barão de Antonina, a abertura do Campeonato Paulista de Motocross MX1 e MX2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário